quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A mulher e o lar

"Por excelente que seja a educação científica, literária e artística de uma jovem, ou a sua profissão, ofício ou negócio, não servirá ela para mulher casada (dona de casa) se não tiver os indispensáveis no matrimônio para governo de casa do que tudo quanto lhe possam ensinar nas escolas. O valor do dinheiro e a sua aplicação; o valor nutritivo dos alimentos, e a melhor maneira de os preparar sem desperdício ou prejuízos; o arranjo e a limpeza dos aposentos, o cuidado com os enfêrmos, a manufatura de bordados e peças do vestuário, a judiciosa distribuição do tempo, do lugar, do trabalho e do dinheiro são outros tantos temas capitais dos estudos e da aprendizagem para as aspirantes ao matrimônio ou a boa dona de casa."

3 comentários:

Inilein disse...

Podia ser aspirante a governanta, né? Como sempre td em torno do matrimônio, que aliás, tem um nome deveras estranho... Agora que parei pra pensar em patrimônio e matrimônio.... (demorei, né? haha)

Anônimo disse...

Pois é, o H fica com os bens e a M (mãe) fica com o trabalho. Muito justo.

Inilein disse...

Ainda assim, melhor do que em Alemão, onde o adjetivo herrlich (que vem de Herr) significa "magnífico, esplêndido" e dämlich (que vem de Dame) quer dizer "parvo, imbecil, tonto, tolo"... Coisas da nossa sempre sociedade machista...